LOW KEY - É um conceito, um estilo, de iluminação no universo da fotografia que nos mostra a imagem retratada com muitas áreas de sombra.
LOW em inglês – baixa KEY - chave
No Low Key mesmo que a maior parte da imagem esteja escura é importante que a foto continue tendo seus detalhes essenciais, mesmo que quase escondidos em meio a tanta sombra, a pequena utilização de luz irá ser a responsável pela identificação do assunto.
No Low Key a idéia é ter uma imagem repleta de áreas sub expostas, que mostre com alto contraste apenas o que é o objeto da foto (um rosto, contornos de um objeto, etc). Geralmente são fotos escuras, repletas de clima e sentimentos. Daí vem o fundo preto, que é o mais usado, mas não obrigatório.
Na iluminação fotográfica tradicional, a iluminação de três pontos usa uma chave de luz, uma luz de preenchimento, e uma luz de fundo até mesmo para a iluminação. A iluminação Low-key requer apenas uma chave de luz, opcionalmente, controlado com uma luz de preenchimento ou um refletor simples.
A pouca luz acentua os contornos de um objeto jogando em áreas de sombra, enquanto uma luz de preenchimento pode iluminar as áreas de sombra para controlar o contraste.
Este conceito é utilizado no cinema para se referir a toda a cena que tem uma taxa de iluminação com predomínio de áreas de sombra. Esta iluminação tende a aumentar a sensação de alienação sentida pelo espectador, por isso é comumente usado em filmes noir e gêneros do horror.
Como fazer uma foto em Lowkey?
o Usar fundo escuro, de preferência preto
o Utilizar luz apenas em alguns detalhes do assunto fotografado
o Abusar do uso de sombras e pequenos reflexos de luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário